Em sua quarta administração político-administrativa o Município vem se desenvolvendo em todos os setores da administração pública e conta com uma população de 5.469 habitantes, segundo o IBGE/2010. O setor turístico apresenta grande potencial, uma vez que pessoas vindas de várias regiões podem desfrutar de pescaria nos vários rios, banho na Cascata Uirapuru, Cascata da Funai, banho no Rio Guaporé, sem mencionar que o município possui vários lugares onde poderão ser desenvolvidas trilhas e passeios rurais, sempre acompanhados de várias paisagens, seja no cerrado ou em partes da floresta amazônica.
O município possui também outras atividades econômicas, sendo seu setor mais forte a pecuária de corte. Sua produção é vendida para os municípios vizinhos que abastece os frigoríficos da região. O comércio apresenta alguns supermercados de médio porte e lojas comerciais que atendem a população nas suas necessidades básicas.
As atividades agrícolas e o extrativismo vegetal e mineral, a criação de gado leiteiro de forma extensiva vem ampliando sua representatividade na economia do município. A sojicultura, bem como o plantio de grãos em geral, vem ganhando espaço e crescendo de forma bastante satisfatória, principalmente no serrado, nas proximidades da Serra dos Parecis.
Com relação à saúde o atendimento é regular e satisfatório. A população é atendida no Centro de Saúde por 02 PSFs – Unidade de Saúde da Família, que contam com médicos, dentistas, enfermeiros, auxiliares e assistentes de enfermagens. A população rural também é atendida neste Centro de Saúde e os casos mais graves são encaminhados às unidades médicas do município de Pontes e Lacerda, Cáceres e Cuiabá, uma vez que a prefeitura firmou consórcio para atendimento a população.
Nova Lacerda é como já vimos anteriormente, um município de grande extensão e com população rural significativa, fator que nos obriga a olhar com atenção para os alunos em idade escolar que residem em áreas de difícil acesso e que necessitam de acesso à escolaridade regular, coisa em que vem sendo maciçamente aplicado recursos.
No setor elétrico o município é auto-suficiente na produção de energia elétrica e até exporta energia, pois possui (03) três PCHs em funcionamento e alguns outros projetos para novas construções.
Os munícipes mantêm-se informados através dos jornais Folha Regional de Pontes e Lacerda e O Diário de Comodoro, além dos sinais abertos de Televisão, onde são retransmitidos os sinais da Rede Globo e Rede Record.
O município conta atualmente com uma agência dos Correios (recentemente implantada - 04/11/2010) que atende a toda a população do município com sistema de entrega domiciliar de correspondências e demais serviços postais.
A infraestrutura bancária de Nova Lacerda conta hoje com uma Agência do Banco Cooperativo Sicredi e um posto avançado do Bradesco, além de uma Casa Lotérica e dois outros correspondentes bancários (Sicredi/Bradesco) para pagamentos de boletos diversos.
Os serviços Municipais, estaduais e federais, são responsáveis por uma parcela importante de empregos oferecidos no município, tendo como principais órgãos a Prefeitura, Câmara, Agência fazendária, INDEA-MT, Polícia Militar, Escola Estadual, Escola Municipal e Correios.
Atualmente contamos com empresas instaladas no município, tais como a Yamana Gold (empresa mineradora que terceiriza vários serviços) e a Usimat (usina de álcool), o que possibilita emprego e renda a toda população e faz com que o município receba um grande número de trabalhadores oriundos de todas as partes do país, o que gera uma população flutuante de cerca de 05% (cinco por cento) além do número oficial divulgado pelo IBGE.