Fotos: Wesley Crepaldi
Publicado em: 16/04/2012 às 16:08:36 Autor: Wesley Crepaldi Fonte: Ass. de Imprensa
A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Lacerda esta realizando mais um campanha contra preventiva contra o câncer, nesta o foco esta no câncer do colo de útero.

A enfermeira responsável pelo PSF 2 Cintia Helena Pedro Araújo falou sobre o objetivo da campanha no município "o objetivo dessa campanha é detectar precocemente o câncer do colo do útero de todas as mulheres, realizando a coleta em todas as mulheres para a realização dos exames e buscando a prevenção e o tratamento caso haja algum caso"

A enfermeira falou ainda que o exame é para toda as mulheres que já estão com vida sexual ativa não importando a idade e esta disponível nos PSF's, é gratuito e é o único que consegue detectar precocemente o câncer nas mulheres.

Salientou ainda que por ter muitos casos de HPV é importantíssimo que as mulheres realizem esse exame e busquem estar sempre informadas pois o HPV é um vírus e alguns casos ele pode evoluir para um câncer.

A enfermeira enfatizou que para a realização do exame a pessoa não pode ter relação sexual e não tomar nenhum medicamento no período de três dias antes do exame.

Segunda Cintia a detecção do câncer em fase inicial proporcionara a cura definitiva da doença e que no inicio a pessoa não sente dores, incômodos ou sangramento e quando esses sintomas surgem já pode estar em fase avançada e o tratamento é mais complexo.
Notícias relacionadas

03/06/2019

3ª Cavalgada Consciente aumenta o clima e abre se...

Visualizar Notícia

31/12/2018

Réveillon 2019 - Grande Show da Virada

Visualizar Notícia

17/11/2018

Prefeitura inaugura Parque Infantil em Nova Lacerd...

Visualizar Notícia

05/11/2018

Prefeitura de Nova Lacerda e ENERGISA firmam parce...

Visualizar Notícia