A palestra sobre deficiência física foi ministrada pelo fisioterapeuta Adilson Batista e abordou os tipos de deficiências, as leis e os decretos. Orientado sobre auxílio doença, quais as pessoas que conseguem esse benefício e os tipos de aposentadoria. Segundo o fisioterapeuta "a grande finalidade da palestra é capacitar os agentes de saúde de Nova Lacerda, e com isso trazer os problemas das micro-áreas e tentar solucionar os casos".
A palestra sobre prevenção do câncer do colo do útero foi ministrada pela Dr. Marina e Enfermeira Cíntia que afirmou, "que a possibilidade de tratamento da doença com eficácia é maior quando, detectada precocemente em seu estado inicial, alegou ainda que uma das dificuldades é que o câncer não demonstra sinais, e quando demonstra, já esta em um grau muito avançado.Por isso a importância de fazer exame preventivo no mínimo uma vez ao ano" explicou a enfermeira.
O agente de combate a endemias Adriano Viana juntamente com a auxiliar em enfermagem Leir, abordaram aos agentes e profissionais da saúde como detectar a raiva em humanos e animais, o procedimento e tratamento para o animal e a pessoa atacada. A aux. em enfermatem Leir enfatizou que "o animal nunca pode ser sacrificado após ter atacado alguém, mas o mesmo tem que passar por um período minimo de 40 a 60 dias, se caso o cão for sacrificado o tratamento se complicará um pouco pois a cabeça do animal tem que ser enviada para o laboratório para ser analisada" disse Leir auxiliar em enfermagem.