Publicado em: 14/09/2009 às 17:15:32
No dia 14/09 no município de Nova Lacerda se reuniram autoridades em saúde para discutir sobre a implantação do programa do SIM (Sistema de Identificação Municipal) na cidade.
O programa de saúde ‘SIM’ melhora a vida da população com ações de fiscalização em comércios para a prevenção de comercialização de alimentos com data de validade vencida ou de produtos sem origem, essas ações previnem a saúde da população diminuindo o foco de muitas doenças causadas por bactérias que se instalam em alimentos mal condicionados causando doenças sérias a população. 
Segundo Dr Alyrio Metello Filho, técnico do SUS, “essa reunião aconteceu a pedido do secretário de saúde de Nova Lacerda, a primeiro momento estamos esclarecendo dúvidas. A reunião foi direcionada aos comerciantes para que nos ajudem a resolver pequenos problemas como a data de validade. Queremos que os estabelecimentos incorporem uma nova forma de pensar gerando qualidade e melhoria de vida para população, diminuindo doenças entre elas as diarréicas e gastrointestinal, gerando assim melhoria”.
Dr Alyrio enfatiza que o objetivo da criação do SIM em primeiro plano é a criação de abatedouros municipais principalmente em municípios de porte pequeno para beneficiar a população e o pequeno produtor, pois a carne abatida em um abatedouro chegará com melhor qualidade à população, e o pequeno produtor terá o lugar certo para abater o animal que será comercializado.
De acordo com o diretor do escritório regional de saúde Ivanildo do Amaral, “essa reunião foi o embrião das ações que o escritório regional precisa tomar. Muitas vezes o comércio deixa muito a desejar, e influência na qualidade dos alimentos que consumimos. Iremos disponibilizar equipes técnicas do escritório regional e equipe sanitária do estado de Mato Grosso para cumprir o que a Legislação exige, e o primeiro grande passo é a criação do SIM no município de Nova Lacerda”.
Ivanildo ainda destacou, “Quando há prevenção, temos uma saúde melhor e não precisa tratar, pois sabemos que a cada 1 Real gasto em prevenção é gasto 1.000 Reais para tratamento e cura”. É o que diz Ivanildo.
Para o secretario municipal de saúde de Nova Lacerda, Claudinei da Silva “É necessário a criação do SIM para que a população possa ter qualidade de vida. O município tem que comprar 30% do valor da merenda escolar e sem o SIM fica impossível, pois a merenda tem que ser legalizada para ser vendida no município”.
Segundo o secretário a reunião foi realizada na câmara de vereadores, com a presença de vereadores e alguns comerciantes. “O prefeito Valmir Moretto tem uma grande preocupação com a saúde da população e por isso da total apoio a ações que irão favorecer a nossa população pois prevenção ainda é o melhor remédio”. Finaliza o secretário.
Notícias relacionadas

03/06/2019

3ª Cavalgada Consciente aumenta o clima e abre se...

Visualizar Notícia

31/12/2018

Réveillon 2019 - Grande Show da Virada

Visualizar Notícia

17/11/2018

Prefeitura inaugura Parque Infantil em Nova Lacerd...

Visualizar Notícia

05/11/2018

Prefeitura de Nova Lacerda e ENERGISA firmam parce...

Visualizar Notícia