
A Secretaria municipal de agricultura de Nova Lacerda visando futuras instalações de tanques para produção e comercialização de peixe não apenas no município, mas em toda a região firmou parceria com a UNEMAT, no sentido de se iniciar uma pesquisa sobre o potencial do município em relação a esta produção.
E com o crescimento da demanda de alimentação da população de menor poder aquisitivo despertou-se a necessidade de se buscar novas alternativas de produção de alimento, agregando-se ai a produção e a comercialização do pescado em pequena, média e grande escala nas propriedades rurais, e esta ação vai solidificar ainda o projeto do governo do estado denominado “Criar na água”, que deverá acontecer atraves dos consórcios intermunicipais de desenvolvimento, que buscarão diversificados recursos para os produtores.
|Grande parte desta produção deverá ser direcionada para a merenda escolar o que de acordo com técnicos envolvidos neste processo vai aumentar ainda mais a qualidade nutricional da alimentação oferecida aos alunos atendidos na rede municipal de ensino.
E para que este processo de fato comece a tomar forma no município de Nova Lacerda a UNEMAT, disponibilizou dois acadêmicos de zootecnia, que estão realizando um estudo que tem por objetivo identificar os possíveis produtores que se enquadrem no perfil proposto.
Os zootecnistas André Cesari e Ellinez Toledo, com o total apoio da administração municipal e também do vereador Tião da oficina, realizaram esta pesquisa que deve futuramente apontar grandes resultados em relação a potencialidade produtiva do município que muito deverá contribuir neste processo produtivo.