
Nova Lacerda foi o sexto município a receber o projeto “Acrimat em Ação 2013” na primeira rota da expedição, no último sábado (23). Cento e oitenta pessoas foram até o CRAS da cidade para participar das palestras sobre pecuária de corte promovidas pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e debateram sobre os principais temas da atividade. Ao final do encontro, seis pecuaristas foram escolhidos para ir até Cuiabá, em 2014, para participar da Feicorte, maior feita indoor sobre pecuária.
A receptividade na equipe em Nova Lacerda mais um ano surpreendeu, tanto com relação ao público quanto com o interesse em perguntar e interagir. Foram realizadas palestras sobre pastagem, medicamentos, mercado da carne e código florestal.
O prefeito do município, Valmir Moretto, destacou que a pecuária é a principal atividade econômica e que levar informações sobre o setor é indispensável para a manutenção da renda dos pecuaristas. “A pecuária às vezes passa por situações difíceis, que compromete a renda do produtor. É preciso dar conhecimento para que o pecuarista consiga se manter no mercado”.
O produtor Paulo Brasileiro é um exemplo entre os pecuaristas. Atento às novidades, ele faz questão de participar de tudo que pode para melhorar sua produção. “Somente com a informação podemos agregar valor ao que produzimos. Por isso esta iniciativa da Acrimat é muito importante, porque vai até onde o produtor está”. Paulo este ano participou do Circuito Feicorte em Cuiabá e afirmou que foi essencial para aprender técnicas e tendências da pecuária de corte.

Os participantes do “Acrimat em Ação” receberam, ao final das palestras uma muda para ser plantada e assim ajudar a Acrimat a neutralizar a emissão de gases emitidos durante o evento. Esta iniciativa é uma parceria da entidade com o Instituto Ação Verde.