O município da Região Oeste tem um rebanho de mais de 600 mil cabeças
Publicado em: 19/03/2012 às 10:08:00 Autor: Rosana Vargas Fonte: Ass. de Imprensa ACRIMAT
A caravana da Acrimat – Associação dos Criadores de Mato Grosso, realizou no último sábado, dia 17 de março, o Projeto Acrimat em Ação em Nova Lacerda. A Região Oeste de Mato Grosso possui um rebanho bovino de 4,3 milhões de cabeças e em Nova Lacerda estão 621.863 mil cabeças de gado e 963 propriedades rurais, segundo dados da campanha de vacinação contra a febre aftosa realizada em novembro de 2011 e divulgado pelo Indea - Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso.

Um dos problemas mais graves da Região Oeste, sendo Nova Lacerda uma das mais afetadas, é a falta de frigoríficos para abater o gado. Desde 2008, os frigoríficos instalados em Pontes e Lacerda, sendo o Independência, com compacidade de abate diário de mil cabeças e o Arantes, que o Mapa retirou o registro do SIF, estão fechados depois que entraram em recuperação judicial. O único frigorífico que funciona no município vizinho de Nova Lacerda tem capacidade de abater 150 cabeças por dia, o que é insuficiente para atender a demanda dos produtores de gado da região. A Região Oeste tem 5 frigoríficos SIF com capacidade de abate de 4.800 e 1 SISE, com capacidade de abater 150 cabeças.

O evento da Acrimat teve a participação de mais de 100 produtores rurais. O prefeito de Nova Lacerda, Valmir Moretto, disse que “esta foi a primeira reunião com informações tão importantes que acontece em nosso município”. Moretto ressaltou que “essas palestras fizeram todos pensar mais sobre os grandes problemas que enfrentamos e as duvidas também, por isso o papel da Acrimat é muito importante para dar suporte ao produtor, principalmente para nos aqui da Nova Lacerda, que ainda não temos um sindicato rural”.

O objetivo do Acrimat em Ação é o de oferecer conhecimento técnico sobre assuntos pertinentes à pecuária de corte, repassando informações estratégicas aos produtores. A ideia é a de fomentar discussões que estimulem o desenvolvimento da pecuária, promova uma maior integração entre os produtores e a de captar as necessidades específicas de cada região. O superintendente da Acrimat, Luciano Vacari, ressalta que “estamos levando conhecimento técnico é de extrema importância para os produtores rurais e também buscando informações pertinentes de cada localidade para depois propormos políticas publicas ao governo”.

Esta é a segunda edição do Projeto Acrimat em Ação será realizada no período de 8 de março a 29 de maio. As cidades escolhidas para receberem a programação do evento foram selecionadas por serem os 30 municípios mais influentes na produção de gado de corte do Estado e onde estão instaladas 60 mil fazendas. Do rebanho total de 29,1 milhões de cabeças de gado no estado, a equipe do Acrimat em Ação vai passar pelas cidades que detêm 12 milhões de cabeças. A expectativa é de que mais de 3 mil produtores rurais participem das palestras.

AÇÃO DE SUSTENTABILIDADE
O Acrimat em Ação irá percorrer cerca de 10 mil quilômetros com cinco carros. O trajeto e as ações que serão desenvolvidas irão emitir os chamados gazes CO². Para reduzir os impactos ao meio ambiente, a Acrimat e a Ação Verde irão plantar 3 mil árvores nas regiões por onde passar, sendo 100 mudas em cada município.

O município de Nova Lacerda recebeu 100 mudas de ipês. As mudas foram plantadas na praça central da cidade pelo prefeito Valmir Moretto, vereadores, secretários municipais e parceiros do Acrimat em Ação. O secretário de Agricultura de Nova Lacerda, Adair José da Silva, disse que “esse é um gesto muito importante, pois o produtor rural, que é tachado de vilão do meio ambiente, mostra que na realidade é um produtor de alimentos e preocupado com a preservação da natureza, produzindo com sustentabilidade”.
Notícias relacionadas

03/06/2019

3ª Cavalgada Consciente aumenta o clima e abre se...

Visualizar Notícia

31/12/2018

Réveillon 2019 - Grande Show da Virada

Visualizar Notícia

17/11/2018

Prefeitura inaugura Parque Infantil em Nova Lacerd...

Visualizar Notícia

05/11/2018

Prefeitura de Nova Lacerda e ENERGISA firmam parce...

Visualizar Notícia