Publicado em: 23/07/2010 às 09:43:00
A criação de uma paróquia é uma proposta missionária que tem por objetivo promover ainda mais a prática da fé, oportunizando aos fieis católicos o exercício diário desta mesma fé que deve, sobre tudo, ser o sustentáculo de sua caminhada em todos os aspectos, tendo como ponto principal os ensinamentos sob a luz do evangelho.
E diante desta proposta, a comunidade católica de Nova Lacerda, na noite de sexta-feira, 16 de julho, viu um sonho antigo se tornar realidade com a leitura do decreto assinado por Dom Antonio Emidio Vilar, bispo da diocese de Cáceres, que instituiu e instalou a Paróquia de Nossa Senhora do Carmo no município, terminando um ciclo que perdurava há mais de vintes anos.
Frei Geraldo, pároco local, disse que a criação da paróquia foi um grande passo, estabelecendo nesta historia o antes e o depois da criação, frisando que os trabalhos serão ainda mais intensificados, tendo como objetivo promover todas as ações que se fizerem necessárias para que a comunidade católica seja atendida em sua totalidade, propiciando um crescimento mais acentuado na fé, celebrando a vida através do convívio com a comunidade que é parte integrante do corpo místico da igreja.
E para que este importante processo, que antes era apenas sonho, que não poderia se perder ao longo da caminhada a participação da comunidade que foi de fundamental importância, destacando vários nomes de personalidades que muito contribuíram para que nesta data a comunidade católica de Nova Lacerda se deparasse diante desta belíssima realidade. E uma pessoa que muito contribuiu neste processo foi o saudoso senhor Artemio Moretto, que incansavelmente não media esforços pra tornar este sonho em realidade. De acordo com a senhora Carmem Moretto, foram muitas reuniões por ele e por muitos frequentadas para definir, inclusive, o nome do padroeiro ou padroeira da cidade. Carmem Moretto disse que a devoção de Artemio à Nossa senhora do Carmo fez com que ele sugerisse em uma destas reuniões o nome que foi prontamente aprovado pelos presentes, colocando nas mãos de Nossa Senhora do Carmo os destinos da comunidade católica de Nova Lacerda.
O Bispo diocesano Dom Avelar, ao comentar sobre a instalação oficial da paróquia, disse que isso é o fruto de uma caminhada serena e persistente, buscando a realização de um sonho, frisando que este é o momento de colher os bons frutos desta caminhada, destacando que também é o tempo de plantar novas esperanças, tendo o compromisso de ser a Igreja sob a luz do evangelho, participando efetivamente de todas as pastorais, liturgias e catequese, entre outros serviços propostos pela igreja.
E de acordo com o senhor Luiz Roberto, popularmente conhecido por Robertinho, este é um momento único, onde os anseios da comunidade foram atendidos com a criação da paróquia.
O Prefeito Valmir Moretto disse que valeu à pena a longa espera sem jamais perder as esperanças de que a vontade da comunidade seria atendida pela igreja, com um gesto de grandeza o bispo da diocese de Cáceres. Afirmou ainda que para dar continuidade ao trabalho do pai, será aberta na Gleba Guaporé mais uma comunidade que também, assim como a sede do município, ficará sob os cuidados de Nossa Senhora do Carmo.
Notícias relacionadas

03/06/2019

3ª Cavalgada Consciente aumenta o clima e abre se...

Visualizar Notícia

31/12/2018

Réveillon 2019 - Grande Show da Virada

Visualizar Notícia

17/11/2018

Prefeitura inaugura Parque Infantil em Nova Lacerd...

Visualizar Notícia

05/11/2018

Prefeitura de Nova Lacerda e ENERGISA firmam parce...

Visualizar Notícia