
Na tarde desta terça-feira (14) o Conselho Municipal de Saúde, juntamente com a Secretaria de Saúde realizou a I Conferencia Municipal de Saúde Mental em Nova Lacerda, onde teve como tema “A politica de saúde mental como direito, pela defesa dos cuidados em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.
Durante o dia de foram discutidos os seguintes eixos:
Eixo I: Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania.
Eixo II: Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental.
Eixo III: Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade.
Eixo IV: Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós pandemia.
O evento aconteceu no Plenário do Legislativo Municipal e contou com apresentação das propostas dos trabalhos de grupo em plenária e votação daquelas que serão encaminhadas para a Conferência Estadual.
“Nós elegemos hoje também os delegados que vão representar o município na etapa estadual que vai acontecer em março de 2022 em Cuiabá”, finalizou a coordenadora do evento, Ana Lúcia Araújo.
Vale ressaltar que diversas pessoas se fizeram presentes, bem como o Presidente da Câmara Municipal, Juninho Monteiro, Vereador Pissuna, Secretário de Saúde Rinaldo Miranda, Primeira Dama e Secretária de Assistência Social Carliane Tafarel, Secretária de Administração Christiane Ferreira, Secretário de Meio Ambiente Silvio Paulo e Secretário de Educação João Martins.