Publicado em: 05/04/2019 às 13:35:00

Nova Lacerda recebeu no fim do último mês, uma caravana de produtores rurais e autoridades do município de Juruena – cidade do norte Mato-grossense -, interessados em conhecer o projeto Rota do Peixe, que é desenvolvido em três cidades do Vale do Guaporé por meio do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (CIDESA).

Os integrantes da caravana tiveram a oportunidade de conhecer o projeto em todas as etapas de produção, que vai desde a escolha da área para a construção dos tanques, construção dos viveiros, povoação dos tanques, alimentação na fase de crescimento, engorda, manejo correto no cuidado com a água e despesca.

O Engenheiro responsável Alvacir Inês Angeli, explicou o funcionamento em campo, e informou aos visitantes sobre as demandas, crescimento do mercado do pescado e rentabilidade.

Prefeito de Nova Lacerda e presidente do CIDESA, Uilson José da Silva – Linguiça (DEM) considerou a visita da caravana importante. Segundo ele, a piscicultura tem muito a crescer não só na região, mas em todo o estado de Mato Grosso.

55453419_710580649336228_7424975947624873984_o

Diretor do consórcio, Carlos Maia, falou aos visitantes sobre a importância deste projeto para o desenvolvimento da cadeia produtiva da piscicultura na região do Vale do Guaporé. Ele destaca que o projeto Rota do Peixe tem como objetivo principal o fortalecimento da cadeia produtiva da piscicultura a ser implantada nos municípios consorciados: Campos de Júlio, Comodoro, Nova Lacerda, Conquista D’Oeste, Pontes e Lacerda, e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Já o secretário de Desenvolvimento Rural, Osenir do Carmo Filho, popular Tuta, disse que á exemplo da bacia leiteira, a piscicultura será incluída nas próximas reuniões que terá com os representantes do Banco do Brasil. A intenção é apresentar números da piscicultura e receber incentivos da instituição por meio de empréstimos e liberação de crédito.

Por: Leandro Régis / Da Redação.