Fotos: Wesley Crepaldi
Publicado em: 16/03/2012 às 01:01:00 Autor: Wesley Crepaldi Fonte: Ass. de Imprensa
Na tarde do dia 13 deste mês (terça-feira) uma grande comitiva formada pelos prefeito municipais de Nova Lacerda Sr. Valmir Moretto e de Conquista D'Oeste Jair Podavin, acompanhados de uma grande equipe de vereadores das duas cidades e da Comissão formada pelos parceleiros do P.A Sararé liderada pelo presidente da Associação Sr. Ademir Cristovão reuniram-se com o Superintende do INCRA Sr. Valdir Mendes Barranco e com o Executor do INCRA da região Sr. Edtânio Santos Oliveira para tratar da agilidade no processo de regularização fundiária do assentamento por parte do INCRA.

Para o prefeito municipal de Nova Lacerda Valmir Moretto a iniciativa da reunião é mostrar o anseio dos parceleiros do assentamento, da administração em ver esse P.A regularizado, haja visto que é um assunto que já vem arrastando pelos anos e não se tinha obtido uma solução até agora, mas pelas parceiras entre o INCRA, prefeitura e os assentados e muita força de vontade e empenho já podemos visualizar a regularização.

Na ocasião o superintendente Sr. Valdir M. Barranco falou sobre o processo de regularização do assentamento, "o INCRA tem o compromisso diante do acordo de cooperação técnica dar o suporte técnico, recepcionar as peças técnicas, fazer a analise, a vistoria e as aprovações para que essas peças possam ser finalmente certificadas e publicadas no diário oficial da união, resolvendo a regularização do assentamento e das famílias que ali estão".

O superintendente falou ainda sobre as dificuldades do INCRA nas realizações dos trabalhos no assentamento e as providências para solucionar os impedimentos, "temos tido uma dificuldade com relação a constituição de equipes para se dedicar exclusivamente a tarefa, agora com os novos servidores (engenheiros cartógrafos )que passaram a assumir o concurso, já estamos providenciando e organizando a constituição de uma equipe para acompanhar todo esse processo de regularização fundiária e também realizar a vistoria, recepcionar as peças técnicas, falar sobre as pendências e por último fazer a certificação que é a regularização desse assentamento" .

Valdir salientou a importância das parcerias entre as prefeitura e o INCRA no processo de regularização, " Hoje recebemos aqui os municípios de Nova Lacerda e Conquista D'Oeste, a comunidade e representantes das Câmaras de Vereadores e Prefeitos onde vemos com bons olhos essa parceria que contribui tanto para que o INCRA avance naquilo que seria tarefa e missão do INCRA que é a regularização fundiária e ambiental dos assentamentos e também no avanço para comunidade assentada que podem ter suas parcelas reconhecidas e regularizadas podendo assim ter a oportunidade de acesso as linhas de crédito das instituições bancárias ". Finalizou Valdir.

O Executor da Região Sr. Edtânio Santos falou sobre os resultados benéficos da reunião, " eu vejo como mais uma conquista para nossa região, para Unidade Avançada Vale do Guaporé, mais uma grande parceria com a Prefeitura de Nova Lacerda e também com Prefeitura de Conquista D'Oeste, mais um passo no sentido de nós caminharmos para poder regularizar o P.A Sararé , depois de muito anos, e agora em função dessa parceria entre INCRA, prefeituras e comunidade nós estamos conseguindo protocolar essas peças técnicas para que o INCRA possa fazer a vistoria e a partir dai passarmos para o próximo passo que é a titulação ".
Notícias relacionadas

03/06/2019

3ª Cavalgada Consciente aumenta o clima e abre se...

Visualizar Notícia

31/12/2018

Réveillon 2019 - Grande Show da Virada

Visualizar Notícia

17/11/2018

Prefeitura inaugura Parque Infantil em Nova Lacerd...

Visualizar Notícia

05/11/2018

Prefeitura de Nova Lacerda e ENERGISA firmam parce...

Visualizar Notícia