Cascata Uirapuru
Publicado em: 27/04/2011 às 15:14:00 Autor: Eva Santus - Revista Celebridades Fonte: Revista Celebridades
Nova Lacerda/MT distante (530 km) da capital Cuiabá esta entre os municípios de maior potencialidade turística do Estado de Mato Grosso, suas belezas naturais composta por cachoeiras e aldeias indígenas encantam a todos que la residem ou visitam.

A Cascata Uirapuru fez a pequena Nova Lacerda ganhar notoriedade em todo o país; com a sua beleza peculiar durante muito tempo foi palco de atração para a comunidade local, turistas da região e de vários estados do Brasil.

A reabertura da Cascata só será possível graças a uma ação da atual administração, que com os olhos voltados para o desenvolvimento turístico do município, e visando fomentar ainda mais o turismo na região, declarou de Utilidade Publica e desapropriou a área onde se localiza a Cascata Uirapuru-NovaLacerda-MT desativada desde Setembro de 2007.

O Decreto nº 577/2011 publicado em Janeiro de 2011 pela administração municipal tem por finalidade ainda a criação de um Balneário Público no local, a área esta estimada em 58,2508 ha (cinqüenta e oito hectares), equivalente a 582.507,68m².

Após o decreto, a grade expectativa da administração bem como da sociedade girava em torno de uma decisão judicial que daria legitimidade na autorização da reabertura do local. O resultado da decisão já saiu e o Juiz Dr. Almir Barbosa Santos da primeira Vara Civíl da Comarca de Comodoro/MT deferiu favorável ao município, e em forma de liminar concedeu a autorização da desapropriação e reabertura da Cascata Uirapuru para visitação. assim sendo a empresa MONTEDAN – ADMINISTRAÇÃO, COMÉRCIO E INDÚSTRIA LTDA devera dar plenas condições para que a área seja explorada pelo município.

" tendo em vista que se trata de interesse de utilidade pública, pois o município expropriante, pretende implantar na área a ser desapropriada balneário público, com fins de explorar as características turísticas do local, assim, defiro em forma de liminar, em favor do município expropriante, a imissão provisória na posse da área a ser expropriada. Para isto, expeça-se na seqüência mandado de imissão provisória de posse na área a ser desapropriada em favor do município expropriante", parte do trecho escrito na liminar .

Para o prefeito do município, Nova Lacerda tem potencial turístico, e pode se tornar referencia no estado. "A Cascata Uirapuru é um patrimônio dos cidadãos de Nova Lacerda, e as riquezas naturais que esta cidade tem a oferecer poderá se tornar referencia em todo o Estado, e o intuito da administração é contribuir para que este potencial de fato seja explorado, assim sendo iremos contribuir cada vez mais com o desenvolvimento do nosso município e da região", Valmir Moretto, prefeito de Nova Lacerda.

A Cascata Uiarapuru esta localizada a 26 km do perímetro urbano da cidade e no próximo sábado a prefeitura em parceria com a comunidade ira ate ao local onde irão realizar "mutirão da limpeza" nas imediações da cascata, a secretaria de obras trabalha a todo vapor na restauração de pontes e estradas que dão acesso ao local. A abertura oficial será marcada em breve e contara com a presença de autoridades, da comunidade e turistas da região.
Notícias relacionadas

03/06/2019

3ª Cavalgada Consciente aumenta o clima e abre se...

Visualizar Notícia

31/12/2018

Réveillon 2019 - Grande Show da Virada

Visualizar Notícia

17/11/2018

Prefeitura inaugura Parque Infantil em Nova Lacerd...

Visualizar Notícia

05/11/2018

Prefeitura de Nova Lacerda e ENERGISA firmam parce...

Visualizar Notícia