Fotos: Wesley Crepaldi
Publicado em: 17/09/2013 às 09:34:00 Autor: Leandro Régis Fonte: Folha Regional


Na manhã deste sábado (14), representantes do Executivo e Legislativo Municipal de Nova Lacerda e representantes do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), se reuniram na comunidade Sararé para a entrega do CAR (Cadastro Ambiental Rural).

Na oportunidade, o prefeito Valmir Moretto (DEM), falou sobre o evento, destacando as vantagens que cada morador terá após esta liberação. “Estamos felizes com esta regularização, que garante o crédito financeiro. Hoje, com esta liberação, estamos dando ao produtor, o direito de comercializar o leite, o arroz, o feijão, o milho, a carne, e enfim. Em breve, o INCRA fará uma vistoria para posteriormente entregar os Títulos Definitivos”, disse Moretto.

Representando o Secretário de Estado de Meio Ambiente José Lacerda, esteve presente o Secretário Adjunto de Mudanças Climáticas Sr. Wilson Taques que destacou a importancia do CAR para a comunidade, "agora a familias dessa comunidade poderão ter acesso as linhas de crédito, muito mais tranquilidade e segurança em suas operações junto aso financiadores e bancos".

Valdir Barranco, Superintende Estadual do INCRA, destacou. “Estamos entregando o CAR para cada morador da comunidade Sararé, e com este documento, o produtor pode ficar tranqüilo quanto à regularização ambiental”, informou o Superintendente.

Presente na solenidade, o prefeito de Conquista D’Oeste, Walmir Guse (PR) falou sobre a importância desta regularização. “Vemos que a comunidades Sararé ganha muito com esta liberação. Tenho certeza que a partir de agora não haverá dificuldade aos produtores, que buscam financiamento junto aos Bancos”, informou Guse.


De acordo com o Executor do INCRA na Unidade Vale do Guaporé, Editânio Santos de Oliveira, o trabalho de regularização ambiental teve início em 2011, e segundo ele, a entrega desses documentos vem coroar o final de um longo trabalho.

Em seu pronunciamento, o presidente da associação de moradores, Ademir Cristóvão agradeceu e parabenizou o prefeito Valmir Moretto pelo trabalho realizado em conjunto com o INCRA.

                                Marlene Aparecida da Silva, Secretária de Agricultura em Conquista D’Oeste e moradora do assentamento Sararé. Na ocasião, a mesma falou sobre a liberação do CAR, salientando que a comunidade é habitada desde 1986. Marlene informou também que há mais de 15 anos tem acompanhado a luta diária dos produtores em busca da regularização.

Notícias relacionadas

03/06/2019

3ª Cavalgada Consciente aumenta o clima e abre se...

Visualizar Notícia

31/12/2018

Réveillon 2019 - Grande Show da Virada

Visualizar Notícia

17/11/2018

Prefeitura inaugura Parque Infantil em Nova Lacerd...

Visualizar Notícia

05/11/2018

Prefeitura de Nova Lacerda e ENERGISA firmam parce...

Visualizar Notícia