Uma Audiência de Tentativa de Conciliação foi realizada na manhã da última sexta-feira (17/04), entre a Mineração Apoena e Posseiros da comunidade Santa Elina, visando à negociação para escrituração da área empossada. Com lideranças envolvidas, o encontro aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores de Conquista DOeste.
Entre as autoridades presentes, destaque para a Juíza da Vara do Direito Agrário, Dra. Adriana Santana Conigham; o Promotor de Justiça de Cuiabá, Jaime Romaquelli; o prefeito do município de Nova Lacerda, Valmir Luiz Moretto (DEM); o presidente da Câmara Municipal de Nova Lacerda, José Célio Mariano (DEM); a presidente da Câmara de Vereadores de Conquista DOeste, Josiene Barros de Souza Bezerra (Solidariedade); e demais autoridades.
O Promotor de Justiça, Jaime Romaquelli falou sobre o assunto e destacou a importância da negociação pacífica entre as partes. Esta visita a campo feita ontem foi muito produtiva para o andamento do processo. Pudemos perceber que as famílias empossadas estão trabalhando e plantando, na terra que parece ser muito favorável para a produção agrícola e pecuária, disse Romaquelli.
Já o prefeito de Nova Lacerda, Valmir Moretto, parabenizou a Juíza e o Promotor pela condução do processo, ressaltando que esta foi a reunião mais produtiva já realizada desde o início do referido caso. Acredito que depois desta Audiência de hoje, o que já existe há mais de 9 anos, avançará muito. Houve discussão de valores, discutiram prazos, e mostraram que existe uma grande convergência de interesses pela regularização, relatou o Gestor.
Conforme análise da Juíza, Dra. Adriana Santana Conigham, a perspectiva sobre um possível acordo é muita positiva, pois as partes envolvidas estão dispostas a negociarem a questão do domínio territorial, destacando que a situação dos moradores pode ser melhorada em caso de regularização