Fotos: Wesley Crepaldi
Publicado em: 29/08/2011 às 09:57:00 Autor: Wesley Crepaldi Fonte: Ass. de Imprensa
Aconteceu na manhã de sábado (27) a inauguração da instalação da rede de energia elétrica do Programa Luz para Todos onde 25 famílias foram beneficiadas.

Estavam presentes o Prefeito Municipal Valmir Moretto, secretários, vereadores, moradores da gleba e também o Sr. Edson Justino que é Gerente de Desenvolvimento Econômico da AMM, Fátima Dragoni consultora da Associação das Primeiras Damas PDM.

Durante o evento aconteceu uma breve reunião sobre associativismo e cooperativismo. A reunião foi presidida pelo prefeito municipal onde foi explanada a idéia de se implantar uma cooperativa forte e desenvolver projetos como a implantação de um laticínio que atenda os produtores da cidade e região fomentando o crescimento do mercado leiteiro e a partir dai buscar novos caminhos de crescimento.

O Gerente de Desenvolvimento Econômico da AMM Edson Justino disse "fiquei muito feliz ao chegar em Nova Lacerda e ver as condições que se encontra o município, uma cidade que tem crescido com bastante pujança, o prefeito tem se dedicado muito, nós sabemos disso pois estamos em Cuiabá sempre o recebendo e hoje aqui neste assentamento viemos participar da inauguração de uma obra que é um sonho dos moradores até porque é uma obra bastante cara porque estava acima do que o comitê gestor mas com insistência do prefeito e do secretário Adair e através do nosso trabalho na articulação dentro co comitê conseguimos aprovar a obra para essas famílias que aqui residem" e falou ainda "sobre a questão do cooperativismo nós entendemos que Nova Lacerda tem todo o potencial para crescer e crescer muito mais aqui existem inúmeras propriedades rurais, é um município formado por pequenos produtores e com isso temos como transformar o município em um grande potencial envolvendo o cooperativismo e o associativismo para que os produtores trabalhem de forma organizada onde eles vão produzir, transformar e comercializar".

A Consultora da Associação das Primeiras Damas PDM Fátima Dragoni que é graduada em Contabilidade e pós-graduada no terceiro setor falou "Nova Lacerda tem um potencial muito grande com a cooperativa que já existe aqui, o que precisa é apenas um fortalecimento dela através da construção de um laticínio, viemos aqui para estar falando sobre os recursos do BNDES para que os cooperados dessa cooperativa possam então sonhar com expectativas de uma realidade".

O secretário de Administração Sebastião Bento falou sobre cooperativismo e os benefícios de se ter um laticínio, haja visto que já trabalhou na área durante 11 anos "tudo o que foi discutido aqui vejo como um futuro muito garantido, porque em nosso município uma grande maioria é o grande e médio produtor e quase todos estão envolvidos na produção de leite e o laticínio através da cooperativa que é uma prerrogativa bem melhor para o produtor, pois aquele que se associar será um dos donos e então ele venderá o produto com mais valor agregado e isso é muito importante pois ele não irá vender apenas um litro de leite ele vai participar também da produção e venda desse produto agregado que vai valer bastante no mercado, conclusão ele vai ter mais lucro".

O secretário de desenvolvimento rural falou sobre o acontecimento "hoje estamos atendendo essa gleba com o Programa Luz para Todos para essa comunidade se estabelecer na zona rural e não se evadir para cidade e permanecer no campo que é o objetivo maior dessa administração, que ele agregue valor e renda ao seu produto, propriedade e valoriza sua atividade".

O presidente a Associação Rio Novo Marley Ferreira disse "a energia é realmente muito importante pois é um sofrimento grande, não se pode ter uma tv, uma geladeira, então a administração esta de parabéns que veio com esse projeto atendendo vários produtores".

Moradores da gleba falaram sobre o benefício como o Sr. Jair Bortoti "normalmente passávamos nestas estradas com muita dificuldade hoje o prefeito vem dando uma atenção e temos tido mais facilidade em se deslocar e escoar nossos produtos e a chegada da energia é um desenvolvimento muito grande pois usávamos gerador e hoje nós temos a facilidade de termos a energia e todas as facilidade que ela pode proporcionar", o Sr. Hélio Araújo Maia "para nós foi muito importante pois era muito difícil, um sonho que muitos sonhavam e hoje estamos festejando porque ele é realidade graças ao prefeito municipal e ao secretário de agricultura conseguimos essa vitória", a Sra. Roseane de Souza "é uma benção, porque antes só sofrimento porque era no motor e ai ele estragava, e ai era na lamparina, vela e agora temos água encanada, não preciso mais do motor, tomo minha cervejinha gelada todo dia, uma benção" falaram os moradores.

O prefeito Valmir Moretto falou sobre o avanço na chegada da energia e questão do cooperativismo "um dos nossos compromissos é fixar o homem do campo no campo, e a energia esse projeto Luz para Todos ajuda isso acontecer e hoje estamos aqui para inaugurar mais essa conquista na comunidade" finalizou o prefeito.
Notícias relacionadas

03/06/2019

3ª Cavalgada Consciente aumenta o clima e abre se...

Visualizar Notícia

31/12/2018

Réveillon 2019 - Grande Show da Virada

Visualizar Notícia

17/11/2018

Prefeitura inaugura Parque Infantil em Nova Lacerd...

Visualizar Notícia

05/11/2018

Prefeitura de Nova Lacerda e ENERGISA firmam parce...

Visualizar Notícia