Publicado em: 09/07/2011 às 12:35:36 Autor: Wesley Crepaldi Fonte: Ass. de Imprensa
Nesta ultima sexta-feira (08) aconteceu na sede da Câmara Municipal de Nova Lacerda a 3ª Edição da Conferência Municipal de Saúde que nesta etapa teve o tema "Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública e Patrimônio do Povo Brasileiro" que teve seu foco central na elaboração de políticas de saúde que tragam melhorias ao sistema de saúde público tanto do município quanto do Estado e País.

A conferência é um referencial que o Governo utiliza para ter conhecimento sobre as necessidades que o sistema de saúde pública do município vem passando e em cima desses dados são realizados e criadas as estratégias de trabalho e políticas de saúde pública.

O evento contou com a presença de várias autoridades: Prefeito Municipal Valmir Moretto, secretário de administração Sebastião Bento, secretário de desenvolvimento rural Adair José da Silva, secretário de saúde Claudiney da Silva, Presidente do Conselho Municipal de Saúde Rosangela Stábile, diretor do escritório regional de saúde em Pontes e Lacerda Mário Alberto, Sergio Graça Ferreira Médico Responsável pela Regulação - ERPL, Ana Lucia Araujo Assistente Social, secretário de saúde e representante da região ante ao Governo do Estado Nelson Fernandes, vereadores Sandro Spessoto, Maria Ivete, Rinaldo Miranda, Zinha Ap. dos Santos e Carlos Pereira Maia.

O médico contrato Makxon Denys Feitosa de Sousa que participou da conferência falou sobre a importância do evento "é muito importante, pois é o momento que podemos estar ouvindo a comunidade, e também o momento em que a sociedade ta entrando em um contato maior com o sistema, dizendo o que agrada e desagrada e dai podermos tirar o que se pode estar trabalhando em cima das reivindicações".

O poder legislativo esteve presente o vereador Rinaldo Miranda falou em entrevista "a participação do legislativo neste congresso é de suma importância porque através dele formamos diretrizes que venham melhorar o sistema único de saúde não só no município mas em todo nosso país ".

A população marcou presença no evento o Sr. Joaquim Bento dos Santos um dos congressistas expressou que no congresso o povo tem voz "a conferência é algo de muita importância para a população pois aqui temos voz ativa para falar nossas angústias e anseios referente a saúde pública".

O secretário de saúde do municipio Claudiney da Silva disse que tudo esta acontecendo no congresso é buscando melhoria no atendimento "a realização do congresso é buscando o melhoramento do atendimento a população no município, estado e país esse congresso que é realizado de quatro em quatro anos é o meio que o Governo Estadual e Federal utiliza para criar as políticas de saúde do país e conseqüentemente do município" o secretário falou ainda sobre uma das propostas que foi lançada o congresso "umas das propostas lançadas foi a de ter uma ambulância nas glebas com licença ambiental essa proposta é de grande valia e iremos encaminhá-la ao Governo do Estado para buscar meios de torná-la uma realidade" finalizou o secretário.

Adilson Batista Leão representante do conselho municipal de saúde falou sobre o direcionamento do evento e seu objetivo "nosso foco principal foi a participação popular e através dela podermos arquitetar uma política de saúde, e nossa principal atenção foi os seguinte eixos: Atenção Primária, a Seguridade Social no SUS e o Controle Social que foi abordado nesta 3ª Conferência Municipal de Saúde" o conselheiro falou sobre o trabalho do conselho e sua formação "o conselho municipal de saúde é formado por 16 integrantes sendo 8 titulares e 8 suplentes e sua estrutura é de 50% de usuários, 25 % por funcionários saúde e 25% do governo e de prestadores de serviços e nosso trabalho tem como foco o controle social, ou seja, a fiscalização do gasto público".
Notícias relacionadas

03/06/2019

3ª Cavalgada Consciente aumenta o clima e abre se...

Visualizar Notícia

31/12/2018

Réveillon 2019 - Grande Show da Virada

Visualizar Notícia

17/11/2018

Prefeitura inaugura Parque Infantil em Nova Lacerd...

Visualizar Notícia

05/11/2018

Prefeitura de Nova Lacerda e ENERGISA firmam parce...

Visualizar Notícia