Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Nova Lacerda recebe o Acrimat em Ação

  • Publicado em 19/03/2012

Fonte: Ass. de Imprensa ACRIMAT

Autor: Rosana Vargas

Legenda: O município da Região Oeste tem um rebanho de mais de 600 mil cabeças

Autor da Foto: Rafael Manzutti

A caravana da Acrimat Associao dos Criadores de Mato Grosso, realizou no ltimo sbado, dia 17 de maro, o Projeto Acrimat em Ao em Nova Lacerda. A Regio Oeste de Mato Grosso possui um rebanho bovino de 4,3 milhes de cabeas e em Nova Lacerda esto 621.863 mil cabeas de gado e 963 propriedades rurais, segundo dados da campanha de vacinao contra a febre aftosa realizada em novembro de 2011 e divulgado pelo Indea - Instituto de Defesa Agropecuria de Mato Grosso.

Um dos problemas mais graves da Regio Oeste, sendo Nova Lacerda uma das mais afetadas, a falta de frigorficos para abater o gado. Desde 2008, os frigorficos instalados em Pontes e Lacerda, sendo o Independncia, com compacidade de abate dirio de mil cabeas e o Arantes, que o Mapa retirou o registro do SIF, esto fechados depois que entraram em recuperao judicial. O nico frigorfico que funciona no municpio vizinho de Nova Lacerda tem capacidade de abater 150 cabeas por dia, o que insuficiente para atender a demanda dos produtores de gado da regio. A Regio Oeste tem 5 frigorficos SIF com capacidade de abate de 4.800 e 1 SISE, com capacidade de abater 150 cabeas.

O evento da Acrimat teve a participao de mais de 100 produtores rurais. O prefeito de Nova Lacerda, Valmir Moretto, disse que esta foi a primeira reunio com informaes to importantes que acontece em nosso municpio. Moretto ressaltou que essas palestras fizeram todos pensar mais sobre os grandes problemas que enfrentamos e as duvidas tambm, por isso o papel da Acrimat muito importante para dar suporte ao produtor, principalmente para nos aqui da Nova Lacerda, que ainda no temos um sindicato rural.

O objetivo do Acrimat em Ao o de oferecer conhecimento tcnico sobre assuntos pertinentes pecuria de corte, repassando informaes estratgicas aos produtores. A ideia a de fomentar discusses que estimulem o desenvolvimento da pecuria, promova uma maior integrao entre os produtores e a de captar as necessidades especficas de cada regio. O superintendente da Acrimat, Luciano Vacari, ressalta que estamos levando conhecimento tcnico de extrema importncia para os produtores rurais e tambm buscando informaes pertinentes de cada localidade para depois propormos polticas publicas ao governo.

Esta a segunda edio do Projeto Acrimat em Ao ser realizada no perodo de 8 de maro a 29 de maio. As cidades escolhidas para receberem a programao do evento foram selecionadas por serem os 30 municpios mais influentes na produo de gado de corte do Estado e onde esto instaladas 60 mil fazendas. Do rebanho total de 29,1 milhes de cabeas de gado no estado, a equipe do Acrimat em Ao vai passar pelas cidades que detm 12 milhes de cabeas. A expectativa de que mais de 3 mil produtores rurais participem das palestras.

AO DE SUSTENTABILIDADE
O Acrimat em Ao ir percorrer cerca de 10 mil quilmetros com cinco carros. O trajeto e as aes que sero desenvolvidas iro emitir os chamados gazes CO. Para reduzir os impactos ao meio ambiente, a Acrimat e a Ao Verde iro plantar 3 mil rvores nas regies por onde passar, sendo 100 mudas em cada municpio.

O municpio de Nova Lacerda recebeu 100 mudas de ips. As mudas foram plantadas na praa central da cidade pelo prefeito Valmir Moretto, vereadores, secretrios municipais e parceiros do Acrimat em Ao. O secretrio de Agricultura de Nova Lacerda, Adair Jos da Silva, disse que esse um gesto muito importante, pois o produtor rural, que tachado de vilo do meio ambiente, mostra que na realidade um produtor de alimentos e preocupado com a preservao da natureza, produzindo com sustentabilidade.

Acitve

Plugin