Realizou-se em Nova Lacerda, entre o dia 14 de fevereiro a 15 de março uma grande movimentação por parte da secretaria de saúde, em combate e prevenção da hanseníase.
Publicado em: 31/03/2017 às 10:38:00

Realizou-se em Nova Lacerda, entre o dia 14 de fevereiro a 15 de março uma grande movimentação por parte da secretaria de saúde, em combate e prevenção da hanseníase. Onde inicialmente foram preparados os agentes com treinamentos e palestras ora ministrada pela Dr. Marina Gomes de Carvalho Poli, na sala da Academia de Saúde, localizada no complexo de saúde. Em seguida houve a mobilização das famílias pelos Agentes Comunitários de Saúde em vista domiciliar, onde foram orientados sobre os riscos e a importância da prevenção da doença, aproveitou-se para entregar uma ficha de auto avaliação no intuito direcionar o atendimento as pessoas que apresenta-se risco real de infecção da doença.

No dia 15 de fevereiro ao dia 13 de março, iniciou-se o atendimento à população seguido de palestras, entrega da ficha de auto avaliação e orientação quanto a dúvidas sobre seu preenchimento. Neste mesmo período também foi realizado divulgação através de:

  • Sonorização através de moto de som;
  • Anúncios na rádio local;
  • Anúncios através dos meios de comunicação digitais, tal como WattsApp e Facebook.

Nos dias 14 e 15 de março inicia-se o atendimento para avaliação de manchas e áreas dormentes através de exame dermatológico e neurológico realizado pelos profissionais de saúde: Fisioterapeuta, Medica e equipe de Enfermeiros(as) das Unidades de Saúde.

Portando foram avaliadas 39 pessoas (100%) sendo que 3 (7,6%) apresentaram alterações e já está em andamento os exames de baciloscopia; exames complementares e tratamento medicamentoso. Ressaltando-se a importância da campanha de mobilização e avaliação, pois a Hanseníase é uma doença infeciosa, crônica e de grande poder incapacitante, atingindo principalmente a faixa etária economicamente ativa.

Aproveitando para prestar agradecimentos ao Prefeito, Secretário de Saúde (Vice-Prefeito), Coordenador de Saúde e toda equipe pelo comprometimento no trabalho desenvolvido, cooperação para realização dessa campanha.

Notícias relacionadas

05/08/2017

Unidade Móvel do Hospital de Câncer realiza aten...

Visualizar Notícia

03/07/2017

Nova Lacerda recebe o projeto Entre Laços e Abra...

Visualizar Notícia

11/04/2017

Prefeitura adquire aparelho de exames BIO PLUS 200

Visualizar Notícia