18 de Janeiro de 2016

As festividades alusivas ao 20º aniversário de emancipação político-administrativa de Nova Lacerda (cidade localizada a 540 km de Cuiabá) aconteceram durante toda a quinta-feira (10/12) por meio da Administração Municipal, que aproveitou o dia festivo para presentear a comunidade com a entrega de casas populares e inauguração de pontes e estradas na zona rural.

Além do prefeito Valmir Luiz Moretto (DEM), juntamente com sua esposa e primeira dama do município, Maristela Moretto, a programação contou com a presença do Deputado Estadual, Dr. Leonardo Albuquerque (PDT), do vice-prefeito, Adimilson Brandão (PSDB) e sua esposa, Lucimeire Moura, Secretários de diversas repartições da Administração Pública, Vereadores e demais representantes da comunidade novalacerdense.

A solenidade teve início pela na manhã com a inauguração de uma cozinha completa no Ginásio Municipal. Logo após, a comitiva se deslocou até o Parque de Exposições para a inauguração da pavimentação asfáltica do local. Na sequência, as autoridades fizeram uma breve visita às futuras instalações da Escola Estadual Hermes José da Silva, e deram início à entrega de 10 Unidades Isoladas do programa Minha Casa, Minha Vida.

O próximo ato aconteceu às margens da BR-174, onde Prefeito, Vereadores, Engenheiros e Deputado vistoriaram parte das obras de Travessia Urbana, que em alguns dias contemplará todo o perímetro urbano de Nova Lacerda com 1400 metros de Rodovia Duplicada, totalizando 7 metros de largura cada via, acostamento, sarjeta e meio fio. Obra esta, orçada em mais de R$ 5 milhões e executada pela empresa Jurema, após uma incansável luta do prefeito Valmir Moretto e senador Wellington Fagundes (PDT) junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT).

Finalizando, a comitiva percorreu alguns quilômetros da nova estrada que ligará Nova Lacerda às comunidades, Santa Elina, Paloma, Santa Helena, São Judas, Guaporé, FUNAI, e Gleba Velha para inaugurarem os 9.600 metros de estradas construídas pelo governo municipal através de recursos do Fethab (Fundo Estadual de Transporte e Habitação).

Antes, o acesso a Nova Lacerda só podia ser feito ao passar pelo município vizinho (Conquista D’Oeste). Hoje, com a nova opção, a sede do município fica 22 quilômetros mais perto.

Avaliados em R$ 1.076.419,20 (um milhão e setenta e seis mil, quatrocentos e dezenove mil reais e vinte centavos) outros 2.800 metros de estradas e 98 de pontes de madeira foram inaugurados, com direito a um saboroso churrasco às margens do Rio Galera.

Peça chave nesta ação, o prefeito Valmir Luiz Moretto (DEM) agradece ao Governo do Estado pela liberação do Fethab e ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) pela parceria neste processo, que beneficiará mais de oitocentas famílias da agricultura familiar e comerciantes locais.